Município realiza vento sobre sustentabilidade e preservação da água com foco na reciclagem

Na quarta feira, 17 de setembro de 2025, a Prefeitura Municipal de Itacajá, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e do CRAS, em parceria com a terceira turma do curso de Gestão Pública da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), e com apoio da Ambienger – Gestão ambiental da Rodovia TO-239, realizou um evento voltado à sustentabilidade e à preservação da água com foco na reciclagem.

O encontro foi composto por uma palestra ministrada por Marly Oliveira Gama da Silva, secretária municipal do Meio Ambiente, que destacou a importância da preservação dos recursos hídricos e o papel da reciclagem no dia a dia, como meio de transformar resíduos descartados em novos produtos, reduzindo a necessidade de extrair mais recursos naturais e diminuindo o volume de lixo descartado de maneira inadequada no meio ambiente.

Além da palestra, os participantes receberam sacolas retornáveis para compras de supermercado, e participaram de uma oficina prática de reciclagem, conduzida pela artesã, Josinete Oliveira da Cruz, que ensinou a confeccionar objetos de utilidade doméstica a partir de materiais recicláveis, mostrando de forma criativa como reduzir o desperdício e promover a sustentabilidade.

O evento teve como objetivo sensibilizar os participantes para a adoção de hábitos conscientes, reforçando a responsabilidade individual e coletiva na preservação do meio ambiente e no uso sustentável da água.