Na última sexta-feira (05), foi realizada uma palestra técnica com foco na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e na produção de leite voltada à agricultura familiar. O evento aconteceu na fazenda São Miguel região da Mucunã no município de Itacajá-TO, onde inicia-se toda a produção leiteira, a programação reunindo produtores rurais, e estudantes do setor agropecuário
A palestra foi conduzida pelo técnico em Agropecuária\Bruno Rocha, profissional em sistemas integrados de produção, que destacou os benefícios da ILPF como estratégia para aumentar a produtividade de forma sustentável. Segundo ele, o modelo contribui para a recuperação de pastagens degradadas, diversificação da renda, melhoria do bem-estar animal e redução dos impactos ambientais.
"A ILPF é uma alternativa viável e adaptável à realidade da agricultura familiar. Além de promover a sustentabilidade, ela potencializa a produção leiteira ao longo do ano, mesmo em períodos de estiagem", explicou o palestrante.
Durante o encontro, também foram apresentados casos de sucesso de propriedades que adotaram o sistema e registraram aumento na produção de leite, melhoria na qualidade do solo e maior eficiência no uso da terra. Os participantes puderam tirar dúvidas e trocar experiências, fortalecendo o diálogo entre técnicos e produtores.
O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e Pecuária e a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Associação Porto do Vau e Turma do 2° Ano do Curso Técnico em Agropecuária do IFTO (Instituto Federal do Tocantins - Campos Pedro Afonso), como parte de um ciclo de capacitações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e à disseminação de práticas agropecuárias sustentáveis.
O nosso site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação, assim como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar em nosso site, você concorda com o nosso Termos de Uso e Política de Privacidade.