No Dia Nacional de Combate à Dengue, Prefeitura chama atenção para a prevenção
Está se aproximando o período em que ocorrem as chuvas e o cuidado para evitar ÁGUA PARADA deve ser redobrado!
São grandes os benefícios de armazenar e destinar corretamente o LIXO que produzimos em casa.
Essa atitude tão simples contribui muito para a prevenção de doenças que têm sido preocupação no país nos últimos anos: a DENGUE e a CHICUNGUNHA.
LIXO JOGADO DE QUALQUER JEITO em locais abertos acabam sendo a moradia do Aedes Aegypti, mosquito transmissor dessas doenças.
Uma simples tampinha, ou mesmo uma casca de ovo pode se tornar o local onde a fêmea do inseto chega a colocar mais de 100 ovos.
Mantenha seu QUINTAL LIMPO!
Essa guerra é de todos nós!
Dia Nacional de Combate à Dengue
Celebrado sempre no penúltimo sábado do mês de novembro, o Dia Nacional de Combate à Dengue foi instituído por Lei Federal nº 12.235 de 2010 e tem o objetivo de mobilizar o poder público, inciativas privadas e a população em geral para a realização de ações integradas destinadas ao combate ao vetor da doença, o mosquito Aedes Aegypti.
Dados
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), apontam que houve uma queda nos casos confirmados, em 85%, com registro de 2.784 este ano, se comparado com 2002 quando houveram 19.299 casos confirmados.
Vírus
No Tocantins há a circulação dos vírus da DENV 1, nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Palmas, Paraíso, Pedro Afonso, Ponte Alta do Tocantins e Tocantinópolis e o vírus DENV 2 encontrado em Araguaína, Colinas, Gurupi, Monte do Carmo, Natividade, Palmas, Paraíso e Porto Nacional.